sábado, 4 de setembro de 2010

FORÇA DO PENSAMENTO

Comprove os efeitos positivos da mentalização e aplique-os no cotidiano.

Antes de uma casa ser construída, imagina-se o estilo da construção, o número de quartos, o jardim. Faz-se o projeto para depois começar as obras. Trabalha-se primeiro com a mente para ter uma imagem clara daquilo que se deseja ver construído. Esse é um exemplo prático do arquétipo mental, conceito usado por Jung para mostrar que tudo é criado duas vezes: primeiro no plano mental e depois no físico.

Quando fazemos uma mentalização, além de utilizar o arquétipo mental, actuamos no plano energético. Cada pensamento desprende certa quantidade de energia proporcional à sua intensidade, que tem efeitos tanto no mundo exterior, quanto no seu corpo. Quanto mais concentrados e por mais tempo e vezes imaginamos, mais energia é direcionada para este fim.

Para verificar o efeito desta técnica, você pode fazer uma experiência que está no livro Tratado de Yôga do escritor DeRose:

1 Coloque algumas sementes de feijão sobre algodão húmido em dois potes. Cada um com a mesma quantidade de algodão, de água e de sementes. Os dois devem receber a mesma quantidade de ar e de luz.

2 Todos os dias, pela manhã e à noite, dirija-se a um grupo de sementes, sempre o mesmo, e mentalize que está crescendo. O conteúdo do outro prato deve ser simplesmente ignorado.

3 No final de uma semana, compare as duas porções de sementes. Em noventa por cento dos casos, aquela que você mentalizou para crescer estará mais desenvolvida que a outra. Perceba que se você tem o poder de influenciar uma planta que está fora do seu corpo, imagine a sua capacidade de transformar-se!

PARA CONTINUAR REFLETINDO SOBRE O TEMA:

O documentário Quem somos nós? (2004) contém uma passagem com as fotos microscópicas da água submetida a diversos estímulos, registradas pelo japonês Masaru Emoto. Podemos observar como as moléculas aparecem diferentes de acordo com os pensamentos e intenções. O filme complementa com a seguinte pergunta: se os pensamentos podem fazer isso com a água, imagine o que podem fazer connosco?

Sem comentários:

Enviar um comentário