sábado, 31 de janeiro de 2009

AS MUDANÇAS NAS NOSSAS CRIANÇAS


AS MUDANÇAS NAS NOSSAS CRIANÇAS

A insensibilidade, a desonestidade, a agressividade, a hiperactividade, a inquietude, sem medos, entre outros sintomas e formas de estar, são as nossas crianças de hoje. Crianças que nos desafiam dizendo e defendendo na hora aquilo que pensam e sentem, confrontando os pais, os professores…os adultos em geral. Com certeza que todos nós nos identificamos com o que está acima descrito.
Estas são as novas gerações de crianças que vão mesmo mudar o mundo, o sistema de ensino das escolas e os próprios pais.
Há neste momento muitos problemas nas famílias, entre os pais e os filhos. Pais confusos, com muita dificuldade em comunicar com os filhos, gerando conflitos, desentendimento, agressividade…enfim, gerando situações muito desagradáveis e preocupantes.
Nas escolas, sabemos o que se passa no ensino, os professores andam desorientadíssimos com os seus alunos, não os conseguindo controlar nas salas de aula, enfrentando os professores, desestabilizando o sistema por completo. Para estas crianças não importa terem faltas, participações, serem chamadas à Direcção, nada resulta.
Nunca o sistema esteve num caos tão grande e descontrolado como agora, verdade?
Neste momento, a solução apresentada para estas crianças é leva-las ao médico e medicá-las com calmantes para que fiquem mais obedientes e mais calmas. ISTO É GRAVE.

Jamais se deve anestesiar essas crianças com narcóticos, com medicamentos, deve-se, sim, ter-se um cuidado extremo em se entender que tipo de criança é e procurar ter outra atitude de abordagem.

Dou alguns exemplos dos comportamentos destas crianças.

Têm normalmente soluções diferentes dos educadores para resolver os problemas.
Determinados nos seus objectivos, esperar é sempre uma situação muito difícil para eles.
Não gostam de brincar com um só brinquedo, precisam de todos espalhados pelo quarto.
Determinados nos seus objectivos, esperar é sempre uma situação muito difícil para eles.
Irrequietos e hiperactivos, porfiam até conseguir o que querem.
Jamais aceitarão a autoridade absoluta dos pais sem que ela seja devidamente explicada.
Na adolescência, a escola é com frequência uma fonte de desinteresse.

Algumas sugestões que vos podem ajudar nesta situação.
Mudem a vossa forma de falar, de chamar a atenção, de castigar (o castigo não resulta). Adoptem uma nova maneira de conseguir chegar aos vossos filhos, oiçam o que eles têm para vos dizer, aceitem a forma de eles pensarem, mesmo que vos custe…acreditem e confiem neles. Estas crianças são diferentes e não imaginam o quanto é-lhes difícil aceitar certas regras impostas pelos adultos.
Existem também Terapias alternativas que conseguem resolver comportamentos de ansiedade ( muito comum na idade da adolescência ), agressividade súbita, alteração de comportamento, isolamento, desmotivação…entre outras. Uma das terapias trabalhadas para estes casos é a PMT. Esta terapia vai alterar, “limpar” estes comportamentos gradualmente conforme formos fazendo as sessões. Clique aqui para que possa consultar e obter mais informação sobre o assunto.

O desporto também é fundamental para estas crianças, elas possuem energia a mais, há necessidade em gastar essa energia no dia-a-dia.


Para melhor entenderem as crianças de hoje clique aqui.


Obrigada por visitarem o meu blog, desejo-vos muitas felicidades :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário