sábado, 11 de setembro de 2010

Você sabe lidar com a carência?


Sentir-se carente é algo que acontece com todos os seres humanos. A carência afectiva pode ser mais ou menos intensa, pode durar um período curto ou longo e algumas pessoas vivem no estado de carência uma vida inteira.


O que ocorre na maior parte das vezes é que não fomos treinados para suprir nossas carências, ao menos temporariamente. Imaginamos que esse suprimento afectivo só pode ocorrer se estivermos com um parceiro ou parceira. Não é à toa que existe muita gente que "não consegue ficar sozinha".


Temos várias fontes de afecto que não reconhecemos como tal porque nossa cultura praticamente exige que estejamos namorando ou casados, como se isso fosse garantia de plenitude afetiva. Não é!


E por causa dessa crença ficamos menos selectivos, acabamos por entrar às cegas em relacionamentos que se transformam em sofrimento e problema assim que termina a fase do encantamento, da sedução. Nos vemos envolvidos com pessoas difíceis, ciumentas demais, exploradoras, insensíveis, desrespeitosas, com uma personalidade muito distante daquilo que pretendíamos ter ao nosso lado. E por medo da solidão, na ilusão de que estar com alguém estaremos a salvo da carência, não nos damos conta de que continuamos esvaziados de afeto, mendigando amor e atenção.


Olhe ao redor

Quando você se sentir carente, volte seu olhar para os outros sectores de sua vida e perceba o quanto está perdendo em qualidade de vida afectiva quando acredita que só pode ser suprida ao estar mergulhada num relacionamento a dois. Preste atenção na:


Sua família - seus pais, por mais que vocês tenham problemas de convivência, demonstram o amor das mais variadas formas: fazendo aquela comida gostosa, cuidando da organização e sustento da casa, se interessando por seu bem estar. Abra seu coração para esse carinho silencioso, saiba receber e retribuir. Reconheça o afeto contido nas pequenas atitudes.

Seus filhos - pequenos ainda, ou adolescentes e mesmo já adultos, demonstram seu carinho com uma brincadeira, dividindo um segredo, partilhando uma alegria, demonstrando confiança.

Seus amigos - o convite para uma festa, a declaração de amizade, o ombro oferecido sem outro interesse a não ser amparar você ou a busca de seu ombro confiando problemas.

Seus colegas de trabalho ou de colégio/faculdade - a ajuda prestada numa matéria ou a orientação sobre as diretrizes da empresa são uma atitude generosa, o convite para o almoço ou para a balada demonstrando que sua presença é querida...

Aprenda a nutrir a si mesmo

Se você aprende a reconhecer nos pequenos gestos uma atitude afectiva, você passa a se sentir muito mais suprido e feliz."Se você aprende a reconhecer nos pequenos gestos uma atitude afectiva, você passa a se sentir muito mais suprido e feliz." Mas tão importante quanto sentir-se nutrido por colegas, amigos, familiares e filhos, é aprender a nutrir a si mesmo. Valorize suas qualidades e aprenda a reconhecer as coisas lindas que você faz, a pessoa maravilhosa que você é! Aprenda a dar a você mesmo pequenos presentes, desde uma chavena gostosa de café até uma merecida viagem de férias. Mas faça isso com consciência, sem ligar o "piloto automático". Enquanto estiver preparando seu café, curta esse momento, perceba que você pode se afagar quando curte o prazer de deitar em lençóis cheirosos ou quando prepara a pipoca para assistir àquele filme que queria tanto ver.


Os pares que escolhemos para compartilhar a vida a dois estarão muito mais próximos de nos satisfazer afectivamente quando somos movidos pelo desejo de estarmos acompanhados, ao invés de estarmos movidos pela necessidade de suprir nossas carências. Quando estamos em paz por sabermos que somos capazes de nos suprir de diversas formas, estamos também mais alertas, conseguimos detectar melhor se a pessoa com quem estamos nos envolvendo tem as qualidades que desejamos e merecemos.


É muito importante estar "antenado" em você mesmo e reconhecer o tanto de afecto que o cerca. E antes de sair desenfreadamente buscando do lado de fora preencher os vazios do seu coração, faça antes por você mesmo o que gostaria que alguém fizesse. Ou seja, cuide de você. Ame-se!

sábado, 4 de setembro de 2010

Química nos relacionamentos amorosos


Uma das mais fascinantes utilidades do estudo da Astrologia reside exactamente na possibilidade de entendermos melhor as pessoas através do estudo das suas cartas astrológicas de nascimento. Descortina-se à nossa percepção a oportunidade de compreendermos diferenças individuais que, de outro modo, seriam mal interpretadas.


A Astrologia classifica os temperamentos em quatro tipos, de acordo com os elementos: Fogo, Terra, Ar e Água. Os tipos de Fogo e Ar são mais parecidos entre si comunicam-se melhor, assim como os tipos de Terra e Água manifestam similaridades que tornam a relação mais confortável. Nada impede, contudo, que um tipo do elemento Fogo se relacione com o tipo do elemento Água. Muito embora ocorram atritos, tais diferenças podem ser substancialmente positivas não apenas para o relacionamento, como também para o crescimento individual.


"Quando namoramos, um processo "químico" se processa, e não apenas transformamos o outro, como somos por ele transformados." Os elementos astrológicos interagem, gerando pessoas inteiramente novas.


Para a Astrologia, a análise simbólica do posicionamento de Vênus numa carta astrológica é muito importante. Vênus diz respeito aos nossos gostos, à nossa busca por prazer e satisfação. E a melhor forma de compreender os tipos diferentes de Vênus é fazendo um contraste entre elementos que são psicologicamente opostos que, mesmo se estranhando no início, causam grande mudança na vida um do outro.


Quando Vênus se encontra nos elementos Fogo e Ar (Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário),vemos-nos diante de um tipo que aprecia a sensação de conquista, de aventura e novidade. Se você deseja conquistar o coração de alguém assim, valem algumas dicas importantes, portanto preste atenção: nunca, de forma alguma, pareça fácil ou demonstre que seu coração foi conquistado. Os tipos de Áries, Leão e Sagitário, por exemplo, gostam de desafios, da sensação de conquista, da adrenalina do primeiro beijo, daquele momento em que não sabemos se o outro irá nos corresponder ou não. Se você oferecer segurança demais, a pessoa pode simplesmente enjoar e partir pra outra. Além disso, não cometa a loucura de propor programas domésticos ou rotineiros para um tipo de Vênus em Fogo ou Ar, a não ser que você saiba ser original e fazer algo de bem diferente no âmbito da própria casa (algo como um jantar com aqueles amigos tailandeses, ou uma noite de queijos e vinhos com um grupo que toca harpa, por exemplo). Evite fazer cobranças, incorporando o modelo "mãe/pai chato(a)". Os tipos de Vênus em Fogo e Ar reagem bem a lembranças sutis, mas reagem muito mal a cobranças agressivas.


E se você quer mesmo conquistar o coração de alguém com esta configuração astrológica, preste atenção para este detalhe fundamental: neste caso, o ciúme pode acabar com tudo. Gente com Vênus em Ar e Fogo costuma ter uma coleção muito substancial de troféus amorosos que pode irritar. Gêmeos, Libra e Aquário, por exemplo, são cortejadores natos, e parecem estar dando em cima dos outros o tempo todo. A pessoa astuta lidará com isso de uma forma relativamente tranqüila, evitando demonstrar ciúmes, principalmente em relação a coisas que já passaram. Por ser vaidoso, o tipo de Vênus em Fogo pode irritar um pouco com sua tendência de chamar atenção a todo custo, se colocando sempre numa posição de objeto de desejo dos outros. Do mesmo modo, o tipo de Vênus em Ar costuma ser tão bem relacionado que causa insegurança em seus parceiros. Com o tempo, entretanto, o Fogo se toca da necessidade de maior estabilidade e termina se aquietando com uma parceria mais firme. E o Ar aprende a ser menos "sociável" e mais seletivo em seus relacionamentos.


No outro extremo do espectro astrológico, encontramos os tipos de Vênus em Terra ou Água (Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes). Para este tipo, a estabilidade afetiva é fundamental e, para conquistá-lo, é preciso conquistar sua confiança, coisa que pode demorar um pouco. Dados à suspeita, os tipos de Terra e Água são fáceis de magoar, e ficam com o pé atrás em relação à maioria das pessoas ou situações. Podem parecer ossos duros de roer, e são sem dúvidas menos afetuosos e "dados" do que os do tipo Fogo/Ar, mas quando sentem que estão pisando em terreno sólido são capazes de uma dedicação e constância dignos de um romance de cinema. Por outro lado, ainda que sejam tão dedicados e fiéis, são conhecidos por serem cobradores, possessivos e controladores, sendo dados a dramáticos ataques de ciúme quando se sentem ameaçados. A melhor forma de evitar tais chiliques é demonstrando, de maneira amorosa, que a pessoa que você diz amar é efetivamente amada e está em primeiro, segundo e terceiro lugar em sua vida.


Se você deseja seduzir um tipo de Terra ou Água, convide-o para programas intimistas, sem muita "ferveção", pelo menos no começo. O tipo de Vênus em Água costuma ser mais afetivo e doce do que o tipo de Vênus em Terra, que costuma demonstrar que ama mais a partir de atitudes práticas do que de palavras. Tanto o tipo de Terra quanto o tipo de Água gosta de demonstrar ciúmes, e gosta mais ainda quando o outro também demonstra. Por isso, se quer fazer a felicidade de alguém com esta configuração, dê um chiliquezinho de ciúmes de vez em quando, nem que seja só uma ceninha. A pessoa vai adorar. É importante também saber que, para este tipo, demonstrações sólidas são importantes. Palavras, apenas, não seduzem. Nunca pense que vai ganhar aquela gatinha ou aquele rapaz simplesmente jogando charme ou dizendo coisas bonitinhas. O tipo Terra/Água é altamente desconfiado do reino das palavras. Eles entendem que qualquer um pode dizer qualquer coisa, mas que poucos são os que demonstram o que dizem. E não perdoam uma mentira, de modo que veja bem o que você faz quando namorar com alguém deste tipo astrológico!


Apesar dos tipos de Fogo geralmente se atraírem pelos tipos de Ar e os tipos de Água se atraírem pelos tipos de Terra, não é nada incomum que relacionamentos maravilhosos envolvendo elementos conflitantes ocorram. Quando os elementos conflitantes se encontram, atritos podem ocorrer, mas conduzem ao crescimento mútuo. Afinal, sem a Água, o Fogo jamais cessaria sua busca incessante por novas aventuras. Sem o Fogo, a Água estagnaria numa morosidade inativa. Sem a Terra, o Ar não aprenderia a ser mais prático. Sem o Ar, a Terra faria as coisas sempre do mesmo jeito. Sem o Fogo, a Terra tenderia à melancolia. Sem a Terra, o Fogo nunca construiria absolutamente nada. Sem o Ar, a Água viveria imersa no passado. E sem a Água, o Ar se perderia em atividades sociais superficiais. Como se vê, o caminho da evolução interior se dá com mais eficiência quando é a dois. Além de ser mais intenso, tal caminho será muito mais prazeroso.

Vida e morte: lidando com o luto




Superar não é esquecer. Significa aceitar e continuar a viver

A morte está presente na vida de todos nós, para alguns mais cedo, para outros, de modo mais trágico, e para os privilegiados, de forma a corresponder com os grandes ciclos naturais da vida. Embora parte da vida, a morte é vista em nossa sociedade como algo a ser evitado, postergado, como se morrer fosse adversário do processo de viver.


Essa visão se baseia em três princípios. Primeiramente, quando se está na vida, é preciso encontrar forças para lutar por ela e a morte elimina qualquer possibilidade de continuidade dentro da mesma perspectiva de antes. Pode-se falar, é claro, da continuidade espiritual, da prevalência das memórias que mantêm viva uma pessoa que se foi. Mas o fato é que a morte interrompe um processo, modificando as possibilidades e os rumos dos envolvidos. Por isso, a batalha entre pulsão de vida e pulsão de morte, coloca muitas vezes as duas em extremidades opostas, apesar da morte estar contida na vida e esta naquela.


O segundo ponto que nos faz temer a morte é o que vem depois dela. De todas as transformações, a morte é a mais definitiva e profunda, arrebatando nosso ser para uma realidade completamente desconhecida. Se há vida depois da morte... eis uma questão de foro íntimo, uma questão de fé e de percepção de vida. Da perspectiva da Terra, pura e simples, o que há na morte é a saudade e o encerramento de uma história. Se esse encerramento é uma passagem para um mundo diferente do nosso, nem todos conseguem se agarrar a essa esperança.


E finalmente, o último elemento que nos faz ter repulsa à ideia da morte é a dor. Em qualquer língua, em qualquer época, em qualquer história, dor é dor, e requer muito treino, paciência e aceitação para se tornar construtiva em nossa trajetória. A dor é uma violência para a alma e nos tira do patamar de compreensão que tínhamos até então para nos lançar ao estado do limbo, no qual não se pertence a mundo nenhum, pois a conexão com a realidade fica frágil.


Processo de luto

Quando se perde alguém violentamente, de modo repentino ou inesperado, quem fica permanece nesse limbo por um tempo indeterminado. É comum pessoas em processo de luto por morte abrupta serem tomadas por um estado de catatonia, semelhante a um morto-vivo, ou a um robô, que passa a agir no "piloto-automático", sem domínio ou vontade de controlar suas ações. Uma parte continua vivendo, pois entende ser necessário, mas a outra não está lá. A alma fica dividida e constantemente, o enlutado sente que morreu também e que sua história nunca mais será a mesma.


De fato, nunca mais será, pois a morte marca a alma. Entretanto, estamos na vida para sermos transformados a partir das experiência que o acaso (será?) nos propõe. A superação só se dá a partir de um longo processo e ela não significa esquecer, fingir que não aconteceu ou ainda não sentir dor quando lembrar. Superar significa apenas aceitar e continuar.


Mas como aceitar algo que não faz sentido? Algo que não vem com avisos, que não parece ter um por quê dentro da lógica do merecimento? Como aceitar a morte de alguém bom, que tinha uma vida enorme pela frente? E que o destino levou em segundos, sem nos ter orientado para aquele momento? Como continuar sem ter mais vontade de viver, sem ter um sentido que nos norteie?


Da dor à aceitação

Podemos tomar como exemplo o caso recente do filho de Cissa Guimarães, de 18 anos, levado pelas circunstâncias de modo violento. Uma reação bastante comum inicial seria a de procurar culpados, alguém em quem se possa descarregar a dor. O fato é que isso, além de gerar novas dores, não traz a pessoa de volta. Alguns dizem que buscar justiça traz alívio. Entretanto, no caso de acidentes e não de crimes intencionais, culpabilizar alguém só agrava a situação.


Há fases no processo de aceitação de morte. A estudiosa Elizabeth Kluber-Ross, autora de vários livros sobre o tema, alerta que em geral, diante da morte qualquer ser humano passa por cinco estágios: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Esses estágios não necessariamente são subsequentes, podendo estar misturados e serem vividos ao mesmo tempo.


Negar é não poder ver e usar recursos para afastar a realidade que dói. Entre esses recursos temos uma infinidade de ações: acreditar que o morto ainda voltará, manter todos os objetos dele intactos, como se estivessem à espera do falecido, ou ainda negar a dor da situação, indo se divertir de modo desproporcional ao que o momento pediria, ou entregando-se a algum vício...


Ter raiva é querer culpar alguém. É procurar um responsável pela dor. Ter raiva é pensar que poderia ter sido diferente se o fulano não tivesse errado nisso, se o médico tivesse tentado aquilo, se a pessoa que ficou tivesse chegado minutos antes... A raiva não permite encarar o processo como algo que fugiu do controle, querendo devolver aos mortais o domínio do destino. A raiva é necessária para descarregar, mas é um esforço quase vão que nos liga ao passado.


Barganhar é tentar negociar com o destino. Fazer magia, fazer promessa, buscar psicografia. Esses recursos são importantes, mas ainda demonstram uma ligação com um passado que não se quer deixar ir. Ouvir uma palavra psicografada nãodeve ser um recurso proveniente de uma busca desesperada por contato, mas sim, algo que espontaneamente surge, se for essa a crença de quem fica.


A depressão é o último estágio antes da aceitação e não é por acaso. Quem se deprime está mais perto de ver as coisas como elas são e ver a devastação que a morte causou. O perigo desse estágio é o tempo de permanência. A depressão é a maior ladra da vida e por isso deve ser combatida quando o tempo é superior a seis meses e a intensidade tira o enlutado das atividades que o ligam à vida (trabalho, convívio familiar, convívio social, saúde, fé no futuro).


Finalmente, a aceitação é o processo que nos torna capazes de ver, tocar, falar sobre a morte e ao mesmo tempo, deixá-la ir para onde tiver que ir, longe de nossos domínios, de nosso controle racional. Deixar ir não significa esquecer, tampouco não sofrer nunca mais. Deixar ir é fazer as pazes com o tempo, com novas chances para quem ficou, com a única certeza de que absolutamente tudo muda e que é preciso se transformar junto com a vida e com a morte.

Feng Shui para cuidar do amor





Todo mundo quer amor! Mas não basta querer, tampouco ter. Tem que sentir, tem que curtir, tem que ter tempo, tem que saber cuidar do amor! Seu amor pode ser eterno, passageiro, temporário, mas todo o tipo de amor merece dedicação, surpresa, encanto.


Quem é que não gosta de ser lembrado e de receber carinho e atenção? E se for do parceiro ou parceira, melhor ainda, certo?


A energia do Feng Shui pode lhe ajudar a preparar a sua casa para um ambiente romântico: um dos cuidados essenciais para o amor!


Porta de entrada:
ao receber seu amor, nada melhor do que a primeira impressão que fica. O som da campainha deve ser agradável, a iluminação suave com velas ou abajures e flores. Espalhe pétalas de rosas vermelhas e brancas pelo chão fazendo um caminho da entrada até o quarto.

Cores: rosa, branco, amarelo. Aposte no vermelho para noites especiais e cheias de paixão e decore o quarto com almofadas, tapetes, tecidos, cortinas, colchas nessa cor.

Clima de romance: óleos essenciais de sândalo, rosas ou ilangue-ilangue são bons para massagens ou aromatizadores de ambiente. Bilhetinhos ou cartões, fotos do casal, quadros ou adesivos com frases românticas, esculturas ou imagens de casais, música, vinho ou champanhe são complementos harmoniosos para uma noite perfeita.

Banheiro: toalhas grandes e confortáveis, roupão, chinelos, tapetes, aromas, flores, velas e incensos no banheiro. E para quem tem banheira, sais de banho.

Sala: desligue a TV e ligue o som. Espalhe muitas almofadas, deixe um tapete fofo para pisar e coloque uma manta bonita sobre o sofá. Deixe a iluminação suave numa luminária com duas cúpulas e inclua uma imagem de casal (dançando ou se abraçando) ou imagens de coração.

Toda a casa deve ter esse clima aconchegante, harmonioso e perfumado. Mesmo que não tenha muito tempo, invista em organizar objetos aos pares, a espalhar almofadas, uma colcha ou jogo de lençol novo, aromas, velas e flores. São coisas e atitudes simples, mas que surpreendem, encantam, renovam e cuidam do amor!

DECORE AMBIENTES SEGUINDO O FENG SHUI

Uma das escolas mais antigas de Feng Shui, a Escola da Forma, observou a relação das energias da natureza e as mudanças climáticas de cada estação que altera as paisagens e criou a teoria dos cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal. Eles possuem representações e significados distintos e podem ser combinados na decoração de qualquer ambiente para ativar a energia vital (chi) e conquistar equilíbrio físico e mental. Confira abaixo:

Água- expressa recolhimento, aceitação e introspecção, que estão relacionados ao clima do inverno. As formas são sinuosas e as cores são o preto e o azul-escuro. Espelhos e vidros também simbolizam a água.

Onde usar:No guá do trabalho, regido pelo elemento água. Na entrada da casa com fontes ou espelhos.

Madeira- significa o início, o crescimento, a expansividade. Por isso, sua estação é a primavera. O formato é cilíndrico e a cor é o verde. As plantas são a expressão maior desse elemento.


Onde usar: No guá da família e da prosperidade, comandados pela madeira. Nos ambientes com quadros de natureza.


Fogo - simboliza a maturidade, o êxtase e a energia no grau mais elevado. O clima é o verão, a cor é o vermelho e as formas triangulares. Velas e luminárias são objetos mais representativos.

Onde usar: No guá do sucesso, regido pelo fogo. No escritório com uma bela luminária.


Terra - representa a transição entre o verão e o outono, como uma pausa para a transformação. As cores são amarelo e marrom e o formato é quadrado. Os objetos que expressam a sua força são os de cerâmica.

Onde usar: No guá do relacionamento e no guá da espiritualidade, comandados pelo elemento terra. No centro da casa com objetos de cerâmica ou tons de amarelo.


Metal - um elemento mutável, ligado ao outono, que lembra meditação, concentração e finalização. Suas cores são o branco e tons pastel, suas formas são esféricas e ovais e os objetos feitos de metal e pedras como o granito e cristais simbolizam sua energia.


Onde usar: No guá dos amigos e no guá da criatividade, regidos pelo metal. Na sala de estar com vasos redondos e no quarto das crianças com móbiles coloridos.
A combinação dos cinco elementos é sempre a melhor opção. Numa sala você pode ter a água representada em um espelho, a madeira numa mesa lateral, o fogo em um abajour, a terra em um tapete com formato quadrado e o metal em uma escultura feita desse material. Em um escritório você pode ter a água em um jarro de vidro, a madeira numa mesa, o fogo em uma vela, a terra em um quadro com tons de amarelo e o metal em cristais de quartzo. Lembre-se: você pode usar uma cor, um formato, um objeto, um quadro e - quando possível - o próprio elemento para compor a decoração de um ambiente.


Provavelmente você já sentiu o poder dos cinco elementos em lugares numa casa, restaurante ou hotel em que o clima é tão agradável que não dá vontade de ir embora.

Esse poder também pode ser forte quando há a predominância de um elemento, como, por exemplo, uma pousada toda construída em madeira, que transmite uma sensação mais aconchegante ou quente, e um estúdio com o teto alto, cheio de vidros e metal, que parece ser mais impessoal ou gélido.


Por isso, observe a sua casa ou local de trabalho e avalie se você tem uma boa composição dos cinco elementos em cores, objetos, móveis, decoração e arquitetura. Talvez você tenha tendência a usar mais um determinado elemento e isso pode ser uma questão de sua personalidade ou da sua energia do momento. Mas o ideal é equilibrar os ambientes incluindo alguns itens de outros elementos. Você pode se guiar pela lista acima, combinando principalmente cores e/ou objetos. Isso contribuirá para movimentar a energia, ativar o chi (energia vital) e assim melhorar a sua sensação de bem-estar.



Observação
Para identificação dos guás é preciso aplicar o baguá sobre a planta baixa da casa considerando a porta de entrada. No entanto, cada imóvel possui um formato de planta e uma energia diferente, por isso é importante fazer uma consultoria de Feng Shui para uma análise personalizada e sugestão de curas.

CIRURGIA PLÁSTICA E AUTOESTIMA




Cirurgia plástica e auto estima

Redefinindo os limites de interacção de si mesmo com o mundo.

Muito se fala sobre o excesso de procura por cirurgias plásticas nos últimos anos. Aparentemente, tornou-se banal mudar o formato do nariz, o tamanho dos seios, a silhueta e, em menos de um mês, apresentar uma nova versão de si para o mundo.

O que se fala menos, no entanto, é que, de banal, uma cirurgia plástica não tem nada. Toda mudança na imagem corporal é antes de tudo uma transformação psicológica poderosa. A primeira mudança significativa parece ser um "ajuste" da imagem ideal que se tem sobre si mesmo à imagem real que mostramos aos outros.

Além da Transformação Física

Esse ajuste vem com uma força de reparação, como se tivéssemos vivido até aquele momento com um corpo que não nos pertencesse ou não fizesse jus ao nosso verdadeiro eu.
Esse novo e verdadeiro eu, fruto do processo de reparação e de compensação pelos anos de sofrimento em silêncio anteriores à cirurgia, sente-se finalmente com sua carga total, com força e poder para fazer de sua biografia aquilo de que sempre se considerou merecedor. Enfim, é hora de viver, de sair da toca e se mostrar, deixando para trás um passado de vergonha, timidez, menos-valia, baixa autoestima e repressão de desejos. Aquela garota que não se sentia vista ou valorizada passa a ser a mulher da vez. O mecanismo é parecido com o de um "novo rico", que se deslumbra com o poder e o status que sua nova condição promove.

E qual seria o poder adquirido após uma cirurgia plástica? Ora, o maior dos poderes: a descoberta da força imensa da confiança em si mesmo e do impacto que ela promove nas pessoas em volta. Isso, em princípio é algo extremamente positivo e que traz grandes mudanças sobre a relação da pessoa consigo mesma e com os outros. Mas como um mar adormecido que percebe repentinamente sua força e seu poder de sedução sobre os homens e pode sofrer ressacas de suas próprias instabilidades de marés, o "novo operado" também pode cair em marés conturbadas.

Em geral, é difícil fugir do deslumbramento e da sensação inicial de que agora o "novo operado" pode muito mais do que antes. Há uma grande tentação de ceder aos chamamentos da vaidade, de conquistar aquele homem que não lhe notava, de atrair olhares de admiração e flerte, de mostrar-se muito mais, mais e mais... Infelizmente, há muitas variáveis psicológicas que escapam ao nosso controle e que geralmente acompanham o processo de transformação de imagem, todas relacionadas à descoberta do poder, que traz á tona uma série de situações inconscientes.

Ou seja, não estamos falando de uma transformação física apenas, essa parece ser a mais sutil das mudanças. Falamos de transformação de personalidade, da actuação das pessoas no mundo. O perigo é negligenciar aspectos importantes da vida deixada para trás, esquecendo-se de uma palavrinha fundamental: humildade.

Da Baixa auto estima à supervalorização da imagem

Como em todo processo da vida, o equilíbrio é o estado mais difícil de ser conquistado (já diria o budismo há séculos), por isso é comum, após uma cirurgia plástica, passarmos da baixa autoestima para a supervalorização de nossa imagem, antes de entendermos que o corpo é apenas uma ferramenta de nossa relação com o mundo, não representando directamente quem somos em essência. Senão, o que pensar de alguém que tem uma mudança corporal "negativa", como tornar-se tetraplérgico de uma hora para outra? Só sobraria a depressão a esta pessoa? Certamente não.
As marcas pelas quais somos reconhecidos na trajetória de vida, beleza, simpatia, timidez, exuberância, inteligência, estranheza, deficiência, carisma, entre outras, são apenas um dos muitos elementos que compõem nosso ser.
As mudanças corporais, como quaisquer mudanças, servem para tomarmos consciência desses pequenos elementos e de como é frágil e manipulável nossa actuação no mundo. O que somos está além do que representamos em determinados momentos, mas vai sendo modulado por essas representações e pelos olhares alheios, que reforçam ou ignoram variáveis ao longo dos tempos. Somos a combinação desse jogo de forças entre o que está dentro e fora de nós

Somos a combinação desse jogo de forças entre o que está dentro e fora de nós Imbuídos dessa nova compreensão, aí sim podemos ir atrás da verdadeira mudança: a consciência do real valor de cada um, ricos e únicos, mas não mais ou menos especiais que os outros. No fundo, o que todos buscamos é o encontro do real com o ideal, do possível dentro de nós e do concretizável na prática, e para isso, cada um vai conhecendo seus limites, desafios e rendições.

CHAMA VIOLETA




Visualizar a Chama Violeta


Enquanto você recita em voz alta as afirmações e os apelos da Chama Violeta, pode visualizar o resultado daquilo pelo qual está apelando como se já estivesse realizado no presente.
Visualize o projeto como se estivesse assistindo um filme em uma tela à sua frente. Se você não tem o produto final em mente, pode concentrar-se nas palavras do apelo e ver seu efeito diante de você.
Além disso, você pode visualizar a Chama Violeta penetrando, passando através e circulando ao redor das pessoas, dos acontecimentos e das situações pelas quais você está apelando.
Veja a irradiação da Chamas Violeta, consumindo o carma negativo e os padrões habituais que o atrapalham e aos outros por quem você está envolvido.
Veja as Chamas de Cor Violeta dentro de seu coração, das pessoas envolvidas, suavizando e depois dissolvendo qualquer dureza de coração, transformando a raiva em compaixão e severidade em gentileza, a ansiedade em Paz, Amor e harmonia.

Peço a minha Presença Divina que a Chama Violeta cure a minha dor, transmute as causas e efeito e registros e lembranças de todos os fardos que impus à minha vida. Eu os entrego a irradiação Violeta.
Permita que este Fogo Sagrado purifique e regenere o poder do meu coração, mente, corpo e alma.
Liberte-os, Liberte-me.
Peço perdão a todos que prejudiquei e os que me prejudicaram.
Eu abençôo a toda a vida.
Assim seja!

ÁGUA SOLARIZADA




Para fazer a água solarizada você pode usar garrafas ou copos coloridos, pintados com tinta vitral ou revestidos com papel celofane . Use sempre água filtrada ou da fonte, não encher até a borda. Coloque a garrafa ou o copo no sol (entre 8:00h e 11:00h) para que a água possa ser energizada. O tempo necessário para energizar a água dependerá da intensidade do sol. (quando o dia está nublado eu deixo a manhã inteira, quando o dia está bom eu deixo por 2 horas). Você pode usar esta técnica com óleo de amêndoas; apenas em tratamentos de uso externo. Ideal é fazer a água solarizada todos os dias, pois algumas cores deterioram-se em pouco tempo. Por exemplo as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) deterioram-se em 2 dias; as cores frias, podem durar até uma semana se guardadas na geladeira.
Indicações das cores a serem usadas:

Desobstruidor de artérias e vasos, auxilia no tratamento de pedras no rim e vesícula biliar, nódulos e cistos, colesterol e triglicerídes.

Bom para problemas no fígado, fortifica o sangue, eleva a pressão arterial, (não use caso tenha taquicardia, febre e hipertensão).

Calmante, bom para febres, inflamações, pressão alta, problemas cardíacos.

Sistema linfático, processos inflamatórios de olhos e ouvidos e respiratórios e tireoíde.

Calmante para sistema nervoso central, fortifica sistema imunológico, tumores malignos, auxilia no tratamento de AVC, Parkison e Alzheimer.

Antissético, laxante, infecções e problemas músculo-esqueléticos.

Fortificante do sistema nervoso, pâncreas, aparelho digestivo e vermífugo.

Se você faz uso de medicamentos não deixe de tomá-las. Consulte sempre seu médico.

AFINAL, A NOSSA VIDA É JUSTA?

É muito comum, ao sofrermos um grande trauma ou passarmos por situações difíceis, buscarmos um entendimento acerca dos motivos que fizeram com que aquilo ocorresse. Tentando atribuir um sentido lógico aos acontecimentos, muitas vezes precisamos apontar um responsável, alguém em quem se possa depositar nossa dor, raiva, frustração e mágoa. Esse alguém pode ser uma pessoa de fora, o destino, Deus, ou nós mesmos... Afinal, por que será que acontecem coisas ruins com pessoas boas? Eis a velha questão que sempre aparece.
De fato, o ser humano não está preparado para a dor. Somos ensinados desde novos a buscar a felicidade, mas... e quando ela não vem, por algum motivo inexplicável, apesar de tanto esforço? Não nos diziam que era só fazermos a nossa parte e tudo daria certo? Será que só nos resta aquele gosto amargo da derrota e do fracasso?
A essa altura do texto, algum leitor já pode estar desanimado. "Não quero falar de dor, sai pra lá". Esse texto também não tem esse objetivo, e sim o de fazer brotar em quem estiver lendo a semente da coragem. Passar por situações ruins não tem a ver necessariamente com merecimento, mas sim com aprendizado.

"Passar por situações ruins não tem a ver necessariamente com merecimento, mas sim com aprendizado. "

Por isso, a vida nos convida a todo instante a renascer, através da aceitação dos nossos limites.
Fazer a nossa parte é oferecer nosso melhor, auxiliar o outro a também fazer a parte dele e esperar humildemente pelo desenrolar dos acontecimentos. Não é maravilhoso saber que podemos parar a cadeia do mal em nós mesmos, corrigindo nossos erros e evitando julgar os outros? Merecimento existe sim, mas não do modo como imaginamos. A vida não é uma equação matemática, exata e linear. Os erros fazem parte da trajetória e há vários caminhos para se chegar a um mesmo resultado, por isso, o esforço sempre a vale a pena, desde que tenhamos consciência dos nossos limites.
Paciência, tolerância e aceitação são as chaves de uma convivência de paz consigo mesmo e com o mundo. Lembre-se: culpar os outros não traz a tão sonhada felicidade. E, como diria o cantor e letrista Lenine: "mesmo quanto tudo pede um pouco mais de calma, até mesmo quando o corpo pede um pouco mais de alma, a vida não para (...) A vida é tão rara".
Vamos aproveitar essa raridade de estarmos juntos aqui e agora para construir algo melhor. Porque justa ou não, a vida é bela e cheia de oportunidades!

A TERAPIA DO TOQUE ALIADA ÀS CORES




Uma massagem relaxante ou uma sessão de shiatsu, nas quais são trabalhados pontos específicos de dores ou meridianos, a cromoterapia pode potencializar o atendimento, trazendo maior bem-estar e aliviando o stress e a ansiedade.

Isso ocorre porque as cores actuam no nosso corpo, principalmente nos nossos campos de energia (chakras), fortalecendo e equilibrando-o. Em apenas uma sessão de massagem em conjunto com a cromoterapia o paciente já percebe melhora - e continua a sentir os benefícios por até 24 horas depois.O mais indicado é que a pessoa faça pelo menos uma sessão por semana durante um período de 1 a 2 meses.

Aliada ao toque, a cromoterapia pode ser usada para tratar de problemas como insônia, medos, síndrome do pânico, depressão, transtornos de ansiedade e dores nas articulações, musculares, dores de cabeça, enxaqueca, dentre outras.

As cores que trazem mais relaxamento e bem-estar durante uma sessão de shiatsu ou massagem são: verde e azul.
O verde traz equilíbrio e não é contra indicado em nenhuma situação. É a única cor que pode ser usada sempre nos atendimentos.
O azul atcua nos sistema nervoso, vascular e muscular. É calmante e analgésico. Indicado nos casos de estresse, convalescença, pressão alta, obesidade, taquicardia, insônia, irritabilidade, insegurança, ansiedade e neuroses.

Cada cor tem sua função e está ligada a um chackra e um órgão do nosso corpo, por isso é muito importante sempre procurar um cromoterapeuta, especialista com conhecimento das cores e suas funções.



Experimente uma visualização usando o verde ou o azul


Tente fazer um exercício rápido: se você tiver facilidade em visualizar mentalmente as cores e estiver ansioso e passando por momentos de stress, use o verde e o azul em visualizações.


• Feche os olhos e imagine a cor verde como um feixe de luz entrando no topo da sua cabeça e descendo lentamente até os seus pés.
• Faça a mesma coisa com o azul na sequência. Perceba como só de fazer isso seu coração já está mais desacelerado e você está mais calmo e tranquilo, respirando melhor.

Este exercício pode ser feito todos os dias, pelo menos uma vez ao dia.


Consulte o link das terapias e massagens no site.

A LINGUAGEM DAS COINCIDÊNCIAS

Uma imagem, uma palavra, um número que aparece para você repetidamente em um mesmo dia. Numa conversa sem importância, alguém desconhecido lhe traz a informações que você estava tanto buscando. Você se faz uma pergunta e, no instante seguinte, toca uma música que parece lhe responder.

Diversas situações em nossas vidas trazem interessantes coincidências que nos ajudam de alguma maneira. Elas podem nos auxiliar a tomar decisões, enxergar padrões e crenças negativas. Mas como isso acontece?

Tudo em nosso universo é formado por energia. A matéria física, os pensamentos, os sentimentos, a eletricidade, os microorganismos, o calor. Absolutamente tudo é energia, em diferentes estados vibracionais. Sendo assim, tudo representa uma gotinha do oceano de energia. Uma gota individual, ainda assim é parte do oceano, ligada e mesclada a todas as outras gotas que também dele fazem parte, assim como as células que formam nosso corpo.
Estamos todos interligados nesse oceano de energia, mas não estamos acostumados com a sua "linguagem". Através da natureza, de acontecimentos, de situações, de pessoas, ou seja, através de tudo que faz parte do universo essa linguagem se manifesta. Aquilo que consideramos aleatório representa nossa incompreensão diante dessa linguagem tão ampla. Ao estar mais atento à sua vida, a essas coincidências e sinais, é possivel utilizar esses conhecimentos para viver de maneira mais leve, fluida e harmoniosa. O universo sinaliza de diversas maneiras o fluxo de nossa vida. Alguns sinais são mais visíveis e perceptíveis, outros mais sutis e mais difíceis de serem captados.

O céu "fala" quando vai chover mostrando-se mais escuro. O mar "comunica" ao surfista experiente através das ondas, ventos e correntes. Apenas olhando para o mar ele é capaz de coletar uma série de informações, enquanto aqueles que não conhecem sua linguagem não conseguem perceber. Nossa vida também nos dá diversas dicas sobre tendências, questões, lições, e até mesmo presentes de encorajamento.
Quando nosso corpo tem febre sabemos que há algum distúrbio, como alguma invasão por bactérias, vírus, alguma inflamação em nosso corpo. Esse sinal é bem nítido e perceptível. Outras vezes, em uma fração de segundos, temos um leve mal estar, em uma intuição para não sair de casa, ao qual não damos atenção e ao chegar na esquina acontece um acidente. Esse sinal pode ser tão sutil que não damos atenção, e muitas vezes nem percebemos ou lembramos que ele existiu.

Como compreeender, então, o significado por trás dessas coincidências? Saber interpretá-las depende do exercício de nossa percepção para isso. Você vai usar mais a sua habilidade de sentir do que a de pensar. É preciso deixar o significado vir de dentro de você através do sentir. Por isso é preciso acalmar os pensamentos para que possamos identificar esses sentimentos.
O primeiro passo é estar aberto aos sinais, utilizando sua intenção. Isso não significa ficar buscando significado em absolutamente tudo que acontece, mas estar aberto para perceber as coincidências. O segundo passo é criar as condições para alcançar o significado dessas situações, treinando sua percepção. Uma boa maneira de permitir que essa linguagem se torne mais clara é meditar. Existem muitas maneiras de se meditar. Uma delas é focar sua atenção em sua respiração. Colocando-se em um local tranquilo e que não seja incomodado, respire sem força, apenas sentindo e observando o ritmo natural de sua respiração, relaxando. Caso não se sinta bem com essa meditação, busque outros tipos até encontrar aquele com o qual mais se identifique. O importante é desenvolver essa capacidade de perceber e interpretar a linguagem do universo e da vida. Com prática e treino teremos em mãos mais um recurso para a nossa saúde, bem-viver e harmonia!


Aprenda a entender e usar a linguagem do universo a seu favor

A ENERGIA DOS OPOSTOS NOS AMBIENTES

Combine energias Yin e Yang e deixe a casa bem decorada e harmoniosa.

O símbolo mais famoso das energias Yin e Yang está representado no centro
do baguá (mapa octogonal usado no Feng Shui) e se chama Tai Chi. Dentro
de um círculo as duas formas sinuosas que parecem dois peixes unidos
(yin - preto e yang - branco) se encontram e contém a semente um do outro
simbolizando o equilíbrio perfeito dessas energias.

A energia Yin simboliza o feminino, a suavidade, a passividade, o escuro, a inércia, o frio, a lua, a
curva, o cíclico, o receptivo, o interior, a contração, o intuitivo, a mãe, a terra.

A energia Yang representa o masculino, o dinamismo, a força, a luz, o movimento, o calor, o sol, a
reta, o linear, projetivo, o exterior, a expansão, o resistente, o pai, o céu.

Essas energias estão por todos os lados em objetos e ambientes, e são muito analisadas pelo
Feng Shui. Muitas vezes o excesso de yin ou de yang pode ser prejudicial para o bom fluxo do chi
(energia vital).

Num local com excesso de energia yin que são sombrios, fechados, escuros, frios, as pessoas
podem sentir timidez, limitação, introspecção, tristeza e até mesmo depressão.

Já num ambiente com excesso de energia yang com muita claridade, calor, muito aberto, com
iluminação forte e tons brilhantes, os indivíduos tendem a ficar muito dinâmicos, cansados, agitados
e estressados.

Por isso, o ideal é combinar essas forças opostas yin e yang para obter um ambiente bem decorado,
harmonioso e saudável.

Na prática: observe o formato de seus móveis e objetos de decoração, o ideal é o equilíbrio das
formas curvas (yin) e das linhas retas (yang). Outra oposição em harmonia são os tons das cores.
Preste atenção no tom de suas paredes e nas cores dos objetos, verifique se há mais tons escuros
e frios (yin) ou excesso de cores claras e brilhantes (yang). Faça isso em todos os cômodos: salas,
dormitórios, banheiros, hall entrada, área de serviço, varanda, jardim.

Depois da observação inclua ou mude de lugar os móveis e objetos: onde houver muitos móveis
retangulares ou quadrados, inclua móveis ou objetos ovais, circulares ou sinuosos e vice-versa.
Com as cores, faça a mesma coisa: onde houver cores muito claras e brilhantes, inclua quadros
com tons escuros. Onde houver paredes escuras ou cortinas escuras, inclua objetos claros.

Use também a sua intuição para rearranjar e renovar o ambiente equilibrando as formas e as cores
e ativando a união das energias do feminino (yin) e masculino (yang).

PROTECÇAO DIVINA PARA O DIA A DIA




EXERCÍCIO DA PROTEÇÃO ESPIRITUAL


Todos devem se proteger espiritualmente, principalmente as pessoas
muito sensíveis, as crianças, os jovens, os médiuns e os que já
estão canalizando. Hoje há nos grandes centros urbanos muitas forças
astrais indesejáveis, muitas delas criadas pelo próprio ser humano.
Quando as auras etéricas, astrais e mentais não estão corretamente
purificadas, harmonizadas e equilibradas tornam-se muito vulneráveis
à influência de forças indesejáveis,
tanto no dia-a-dia como nas comunicações espirituais.
Sendo assim, é importante saber purificar, fechar e proteger o campo
de força áurico para impedir a intervenção de qualquer tipo de força
de caráter negativo, levando a uma sintonia e um fortalecimento das
energias luminosas superiores que podem assegurar uma grande
proteção espiritual.
A fim de facilitar esta proteção, transcrevemos abaixo um exercício
de proteção espiritual que nos foi transmitido pelos Mestres de Luz.
As energias essenciais de proteção da aura são:
Primeira. A Luz Dourada é a energia de maior proteção planetária, em
virtude de o Sol ser uma estrela dourada.
Segunda. A Azul-Celeste, que tem o poder de diluir as energias
negativas.
Terceira. A Violeta, que transmuta tudo o que é negativo em positivo
e o que é positivo em oitavas superiores.
Quanto mais positivo e irradiante estiver o campo de força áurico,
mais luminosas e fortes serão as energias dentro da aura, o que
criará uma forte barreira à penetração de qualquer energia negativa.

Os Mestres ensinaram que todos devemos praticar este exercício para
assegurar uma maior facilidade na união com nossas almas e com todos
os Seres de Luz. Nosso campo de força deve ser estável, forte, e
suas energias devem ser positivas, luminosas e com um comprimento
áurico seguro para melhor nos salvaguardar de qualquer tipo de
influência negativa.

O exercício, inicialmente, deve ser feito em etapas e depois, com a
prática, com uma visualização das três energias luminosas, todas ao
mesmo tempo. É tudo uma questão de treino no dia-a-dia. Pode ser
feito quantas vezes forem necessárias, pelo tempo que mais for
conveniente. Colocamos em cada etapa um tempo mínimo apenas para dar
uma orientação.

Primeira etapa: o RELAXAMENTO.
Procure relaxar bem, ficando mental e emocionalmente calmo(a),
pensando somente naquilo que está fazendo. Caso tenha dificuldades,
concentre-se um pouco na respiração, enchendo e esvaziando os
pulmões profundamente, mas lentamente. Fique concentrado(a) na
respiração, não pense em mais nada.

Quando se sentir mais calmo(a), visualize um quadro mental abstrato
de paz e muita tranqüilidade como, por exemplo, um lago tranqüilo
cercado pela beleza da natureza, ou uma praia deserta com sua
vegetação natural numa região muito verde, ou um grande jardim com
suas flores, pássaros e borboletas.
Dê preferência a ambientes naturais, limpos, harmoniosos e
tranqüilos.
Este quadro abstrato é imprescindível para ajudar a tranqüilizar a
mente e os pensamentos.

Visualize que está caminhando dentro desse quadro mental abstrato,
observando a natureza, seus sons, suas
cores, seus perfumes, até se sentir sereno(a), calmo(a) e tranqüilo
(a). Uma imensa paz invade os pensamentos e as emoções se aquietam.
Quando se sentir bem relaxado(a), passe para a etapa seguinte.

Segunda etapa: a CONCENTRAÇÃO.
Concentre
a mente, o foco da vontade, da atenção e da consciência na aura,
esse ovóide áurico, o ovo místico que todos possuem. A aura é um
campo de força que é formado pela extensão energética dos nossos
corpos: físico, astral, mental e da alma; atinge quatro níveis que
estão além do plano físico denso, o etérico, o astral, o mental e o
causal.
A aura é sensível aos pensamentos, à mente, aos sentimentos e
emoções. Tudo o que pensamos, falamos, desejamos e sentimos se
reflete em nossa aura, numa linguagem própria de cores energéticas.

Terceira etapa: o EXERCÍCIO DA AURA.
Visualize que do Sol estão descendo três energias coloridas
luminosas: DOURADA, AZUL-CELESTE e VIOLETA. A energia dourada desce
do
Sol e se espalha pela aura, bem junto do corpo (cerca de 2 a 4 cm),
formando um ovóide dourado em torno de todo o corpo, da cabeça aos
pés.
Agora, visualize que a energia azul está descendo do Sol, ficando
logo a seguir à dourada (cerca de 30 a
40 cm além do corpo físico); e em seguida visualize a energia
violeta descendo do Sol e envolvendo todo o seu corpo (cerca de 50 a
70 cm além do corpo físico).
A seguir, procure sentir a ação dessas energias luminosas vindas do
Sol, purificando, harmonizando, equilibrando, energizando e
protegendo você.
Tempo: mínimo de 3 minutos para cada cor.

Depois de trabalhar as três cores energéticas luminosas na aura,
visualize por mais 1 ou 2 minutos que as energias luminosas DOURADA,
AZUL-CELESTE e VIOLETA estão impregnando o campo de força áurico,
ficando estas três cores energéticas cada vez mais claras, suaves,
sutis, irradiantes e brilhantes.
Quando terminar, respire profunda e lentamente, agradecendo
mentalmente às forças luminosas superiores.
Este exercício não pode ser feito por crianças com idade inferior a
7 anos.
O objetivo deste exercício é de proteção, ajuda que a aura fique
purificada, harmonizada e equilibrada de modo a impedir a invasão
das forças inferiores que andam soltas nas cidades, nos meios
ambientes, e que são irradiadas pelas pessoas que se encontram
carregadas negativamente.

Este exercício precisa ser feito com muita FÉ, VONTADE e
DETERMINAÇÃO, visualizando que a aura está ficando energizada e nas
cores mentalizadas.
A aura reflete tudo o que se passa nos corpos: mental, astral e
físico, e é influenciada pela vontade, pelo pensamento e pelas
emoções. Se o exercício for praticado com dúvidas, essas abrirão
como que buracos na aura por onde as forças negativas passarão.

Naqueles momentos em que há problemas muito sérios para ser
resolvidos e muita insegurança, sentimento de solidão, receios e
medos, ou nas situações em que pessoas ou ambientes astrais estão
carregados negativamente, este exercício de purificação, energização
e proteção da aura faz com que as energias superiores e de
harmonização não permitam que o nosso campo de força seja
contaminado por forças indesejáveis.

Na continuidade da prática deste exercício, não será preciso fazê-lo
por etapas, uma vez que a visualização simultânea das três cores
estará mais facilitada pelo próprio treino. Visualizando que a aura
está imediatamente harmonizada com as energias coloridas originárias
do nosso Sol: dourada, azul-celeste e violeta, ficamos aptos a nos
proteger em qualquer lugar e a qualquer hora.

PRATICANDO O DESAPEGO




A morte faz parte da vida, mas muitas vezes a negamos, talvez pelo medo, talvez por estarmos ocupados demais tentando sobreviver. Quando entendemos a morte como a outra face da vida, esta toma um novo sentido. Podemos efetivamente viver - e não somente sobreviver. Geralmente a morte, principalmente de pessoas queridas, nos sacode de nossa zona de conforto, de uma forma mais ou menos intensa, provocando questionamentos sobre a vida, principalmente sobre aquelas questões que adiamos a resolução. A morte nos lembra que tudo passa, que nada é para sempre, e dá uma noção real de que o tempo anda, e não espera.
É preciso saber dizer adeus a quem nos deixa, mesmo sabendo que o que está presente naquele instante é um corpo sem vida. Isso realça a dignidade da vida, não só daquele que morreu, mas de quem ainda vive.
Dizer que a morte faz parte da vida nos faz pensar só no final, mas é muito mais presente do que isso: a cada situação em que precisamos terminar algo para começar uma nova etapa da vida, a morte está ali. Na Índia, a religião hindu tem uma trindade de deuses, formada por Brahma, Shiva e Vishnu. Brahma é o criador de tudo, Shiva é o destruidor e Vishnu o preservador. Parece meio sinistro um deus que destrói, mas é através da destruição do que está gasto que há renovação, que é possível nascer o novo. Não à toa, Shiva é o deus mais adorado na Índia, tendo muito mais templos onde é cultuado, do que os outros deuses da trindade hindu.
Pode parecer absurdo o que eu vou dizer, mas integre a morte em sua vida para que você possa viver mais plenamente. Busque soluções para aqueles problemas que vem adiando, como se o tempo não passasse. Perceba o que já terminou em sua vida, e você não reconhece. Muitas vezes nos apegamos a situações que já não fazem mais sentido, somente pela rotina.

"Muitas vezes nos apegamos a situações que já não fazem mais sentido,
somente pela rotina."

Podem ser situações de trabalho, de relacionamento, de hábitos. Viver tendo presente a perspectiva de que morreremos não deveria trazer medo, mas acentuar a responsabilidade que temos de fazer com que a nossa vida tenha o rumo que planejamos para ela. Assim, podemos ser dignos de um dia morrer conscientes de que buscamos (mas nem sempre conseguimos) realizar aquilo que é necessário da melhor forma possível.


Para continuar refletindo sobre o tema
Trailer do filme Partidas - http://www.youtube.com/watch?v=0zvE-67leiw (legendas em inglês)

Café reduz risco de Alzheimer

Estudo publicado na Journal of Alzheimer’s Disease* sugere que o consumo regular de café tem um impacto positivo sobre o sistema nervoso central, reduzindo o risco de aparecimento das doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzhemier.
O consumo de café não ajuda apenas a manter-nos acordados! Tudo indica que o consumo regular e contínuo de café interfere positivamente no sistema nervoso central e estimula o cérebro, ao ponto de prevenir ou retardar o aparecimento da doença de Alzheimer.
O estudo Cardiovascular Risk Factors, Aging and Dementia (CAIDE), da responsabilidade da Universidade de Kuopio (Finlândia) em colaboração com o Instituto Karolinska (Suécia) e o Instituto Nacional de Saúde Pública Finlandês, decorreu durante 21 anos e acompanhou um grupo de cerca de 1400 homens e mulheres. As observações finais revelaram que apenas 61 dos participantes desenvolveram algum tipo de doença neurodegenerativa, dos quais 48 Alzheimer.
Controlados os factores sócio-económicos e de saúde dos participantes que pudessem interferir no resultado (colesterol, tensão arterial), os investigadores constataram que os que bebiam entre três a cinco cafés por dia estavam 65% mais protegidos de desenvolver algum tipo de doença neurodegenerativa, quando comparados com os que bebiam dois ou menos cafés por dia.

O neurologista Miia Kivipelto, do Instituto Karolinska, coordenador do estudo, reforça que apesar de se tratar de um “estudo observacional”, é possível explicar por que motivo o consumo de café pode reduzir a ocorrência de doenças degenerativas na terceira idade. As razões são simples e prendem-se com a redução dos factores de risco associados a este tipo de doenças. Primeiro: inúmeros estudos associam o consumo de café a uma menor incidência de diabetes tipo 2; Segundo: estudos desenvolvidos em animais mostram que a cafeína reduz a formação de placas de ateroma no cérebro; Terceiro: o café é rico em antioxidantes, que actuam sobre o sistema circulatório, reduzindo o risco de AVC.
Assim, à luz dos conhecimentos actuais, podemos identificar algumas boas razões para beber café:
• O café melhora o estado de alerta e concentração
• O café é rico em compostos antioxidantes, benéficos para a saúde, que oferecem protecção contra várias doenças como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro;
• O consumo de café (4 ou mais chávenas/dia) pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo:
• A ingestão crónica de café pode reduzir o risco de demência;
• O consumo de café está associado a uma menor incidência de doença de Alzheimer e de Parkinson ;
• O café melhora a memória quando existe deterioração cognitiva devido a alguma doença subjacente;
• O consumo de café (4 ou mais chávenas/dia) pode diminuir o risco de desenvolver gota em 40%;
• O café diminui a absorção de glicose (açúcar) no intestino podendo ajudar no controle do peso

MEDITAO DO AMOR UNIVERSAL




MEDITAÇÃO DO AMOR UNIVERSAL

Metta significa Amor incondicionado, maneira sublime de viver. Metta Bhavana é uma
meditação de efeito seguramente benéfico: a mente fica revigorada, sua força torna-se maior e, finalmente, sublimada.
O mundo descontrolado e perturbado em que vivemos precisa mais dessa meditação do que em qualquer outro período da História. A verdadeira paz será conseguida pelo mundo no dia em que todas as pessoas praticarem essa meditação; é ela um ensinamento fundamental em todas religiões e reúne a Humanidade num todo, transcendendo as diferenças de credo, cor e país de origem. A maior contribuição que qualquer indivíduo isolado pode prestar à paz mundial é a sua prática regular na vida cotidiana. Esta meditação é tirada de um dos mais belos e populares discursos proferidos pelo Buda - Metta sutta.
Este discurso indica com toda clareza a atitude mental que deve ser desenvolvida pela
meditação; além de ser um objeto, ou suporte, para a meditação, é também um método de autodefesa. Assim foi dito por Buda, o Iluminado:
O ódio não se destrói pelo ódio, destrói-se o ódio pelo Amor, esta ó uma Verdade eterna.
Que eu seja feliz. Que eu possa me libertar de todo sofrimento. Que eu tenha saúde perfeita.
Que eu possa superar todos os meus defeitos. Que eu possa purificar a minha mente. Que eu seja feliz.
Que eu possa superar: a cobiça e a raiva; a dor e o lamento; a opressão e a ansiedade; a angústia e a inimizade; que a felicidade tome conta de mim!
Que eu possa desenvolver o Amor Universal: a bondade amorosa, a compaixão a todos os seres, a boa vontade e a não-violência, a equanimidade, a paciência e o contentamento. Que a felicidade tome conta de mim!
Que eu possa ultrapassar a decadência e a morte e me libertar da tristeza e lamentação, dor, pesar, ressentimento e desespero.
Que eu possa evitar o mal, fazer apenas o bem e purificar a minha mente, pois é este o conselho de todos os Budas.
Aquele que se esforça em fazer o bem e que deseja atingir o estado de tranqüilidade, deve agir assim: deve ser hábil, correto, obediente, gentil e humilde. Alegre, fácil de contentar, que não se deixe afetar pelos assuntos mundanos, controlado em seus sentidos, discreto, não impudente e não demasiadamente apegado à família. Que nada faça que seja mesquinho e evite cometer o mais leve erro que os sábios possam censurar. Que todos os seres sejam felizes. Que estejam ditosos e em segurança.
Onde existir um sopro de vida, seja fraco ou forte, grande, médio ou pequeno, visível ou invisível, próximo ou longínquo, nascido ou por nascer, que todos esses seres estejam em segurança e felizes e possam por fim atingir a plena tranqüilidade.
Que ninguém decepcione o seu próximo, nem despreze um ser mínimo que seja; que ninguém por cólera ou ódio deseje mal a outrem.
Assim como a mãe, que protegeria o seu único filho, mesmo com o risco da própria vida, da mesma forma, cultivemos um infinito amor a todos os seres.
Que cultivemos o Amor Universal e o projetemos em todas as direções do mundo, acima, abaixo e à volta, sem limite, com bondade amorosa e benevolência infinita a amigos, estranhos e inimigos.
Quando de pé, andando, sentados ou deitados, durante todo o tempo em que estivermos acordados, deveremos desenvolver a plena Atenção mental e o amor universal. Isto, dizem, é a mais elevada conduta aqui.
Que não abracemos errôneos pontos de vista; virtuosos e dotados de introspecção, desta maneira superaremos o apego aos desejos dos sentidos.
Verdadeiramente, a felicidade será para sempre o meu destino.
Verdadeiramente, a felicidade será para sempre o meu destino.
Verdadeiramente, a felicidade será para sempre o meu destino.

PARTE II
1) Mentalize uma pessoa à nossa frente e afirme (mentalmente) várias vezes: Que haja saúde. Que haja paz. Que haja felicidade.
2) Mentalize duas pessoas à nossa frente e afirme (mentalmente) várias vezes: Que haja saúde. Que haja paz. Que haja felicidade.
3) Mentalize duas, três, quatro, cinco pessoas à nossa volta sempre com as mesmas afirmações: Que haja saúde. Que haja paz. Que haja felicidade.
4) Mentalize toda a nossa família à nossa volta e afirme: Que haja saúde. Que haja paz.
Que haja felicidade.
5) Todos os parentes, amigos, vizinhos e colegas e afirme: Que haja saúde. Que haja paz.
Que haja felicidade.
6) Mentalize uma pessoa que, por ventura, nós não gostemos dela, ou que esta pessoa não goste de nós, e afirme várias vezes: Que haja saúde. Que haja paz. Que haja felicidade.
7) Devemos imaginar todas as pessoas do mundo que estejam feridas, doentes nos hospitais ou nas suas próprias casas, e vibrar com saúde e amor para estas pessoas afirmando (várias vezes): Que haja saúde. Que haja paz. Que haja felicidade.
8) Imaginemos todas as pessoas que por um, ou outro motivo estejam presas nas cadeias em qualquer país deste mundo e vibremos em amor para estas pessoas: Que haja saúde. Que haja paz. Que haja felicidade.
9) Aumentemos cada vez mais o grupo à nossa volta e devemos perder a individualidade das pessoas.
10) Imagine que toda a humanidade esteja à nossa volta, à frente e atrás, à esquerda e à direita - deveremos vibrar em amor, afirmando: Felicidade, felicidade, felicidade...
(apenas com a palavra felicidade, mas tendo em mente saúde e paz também).
11) Imagine que todos os seres vivos estejam à nossa volta.
12) Imagine que todos os seres de outros planos de existência, de outras faixas vibratórias estejam também à nossa volta, acima e abaixo e deveremos vibrar em Amor Universal, sentindo que as vibrações estejam saindo do nosso ser para todas as direções e confins do Universo, afirmando várias vezes: Que haja saúde. Que haja paz. Que haja felicidade.

Afirmações Finais
Que todos os seres que estejam em sofrimento, possam se libertar do seu sofrimento.
Que todos os seres que estejam com medo, possam se libertar do seu temor.
Que todos os seres que estejam em lamentos, possam se libertar da sua lamentação.
Pela realização destas aspirações, que todos os seres, sem nenhuma exceção, possam se sentir verdadeiramente seguros e muito felizes.
Paz para todos.

Do livro: Budismo - Psicologia do Autoconhecimento, Dr. Georges da Silva e Rita Homenko

LEVEDURA DE CERVEJA

A levedura de cerveja é um alimento precioso e um remédio milenar. Já assim a considerava Hipócrates, o “Pai
da Medicina”, bem como os monges das confrarias medievais, que a empregavam nas curas de muitos males,
principalmente nas chagas e furunculoses.
As leveduras são fungos ascomicetos, cogumelos microscópicos, que se multiplicam ordinariamente por gemação,
conformando, assim, longas fiadas de células (cada uma é um ovóide com a dimensão de 8 a 10 milésimas de
milímetro), como as contas de um rosário. O género Saccharomyces compreende várias espécies, de que uma das
principais é a levedura de cerveja (saccharomyces cerevisae). É, de longe, a mais apreciada e a mais rica em termos
alimentares. Provindo do malte, e não da madeira e celulose 1, assegura as proteínas necessárias e completas em
todos os aminoácidos, sendo, por isso, ideal para os que não se alimentam de carne.
Propriedades
Está particularmente indicada nos casos de diabetes (devido ao alto teor em glutatião 2), furunculose, acne e demais
problemas de pele, gravidez, anemias, atrasos de crescimento e desenvolvimento, afecções do sistema linfático
(intoxicações, infecções), arteriosclerose, doenças artríticas, alcoolismo. É um excelente reconstituinte e protector
do sistema nervoso. Possui acção reguladora das glândulas endócrinas, como a tiróide, o pâncreas, as supra-renais,
as gónadas. É um tónico geral, cardíaco e circulatório. Favorece a assimilação dos alimentos, equilibra e regenera a
flora intestinal e é um notável protector hepático (indicada nos estados pré-cirróticos e nas degenerescências adiposas
do fígado). É muito adequada aos desportistas, aumentando-lhes a resistência, favorecendo o trabalho muscular e
promovendo a eliminação de toxinas residuais.
Mostra-se ainda mais eficaz e equilibrada que o germen de trigo, um “alimento-rei” na nossa alimentação. Estudos
comparados, em numerosos produtos de nutrição, revelaram que nenhum outro apresentava uma tal combinação tão
perfeita, e sob forma tão assimilável, de substâncias nutritivas importantes ou raras.
Composição
A levedura de cerveja é rica em proteínas (45 a 50%) muito digeríveis, possuindo todos os aminoácidos indispensáveis
à vida (histidina, arginina, lisina, triptofano, alanina, leucina, isoleucina, cistina, cistaína, glicina, ácido aspártico, ácido
glutâmico, fenilalanina, treonina, metionina, tirosina, valina, prolina, serina, etc), glúcidos, auxonas (complexo T),
vitaminas (sobretudo do grupo B) e minerais (principalmente fósforo, ferro 3, potássio, cálcio, magnésio, silício, cobre,
zinco, selénio, crómio, alumínio). Possui, igualmente, em quantidades consideráveis, lípidos (5 a 20%: estearina,
palmitina, ácido aracínico), lecitinas, numerosos esteróis (os principais: ergosterol 4, zimosterol…), enzimas ou
diástases (zimases, invertina, maltase, fosfatases…).
No que concerne ao teor vitamínico, é considerada a maior e melhor fonte conhecida. Como já dissemos, é riquíssima
em complexo B, factor essencial da respiração e nutrição celulares e, assim, da manutenção do equilíbrio orgânico. Vale
a pena, pois, determo-nos no seu quadro de vitaminas e factores vitamínicos:
- B1 (aneurina ou tiamina) - protectora e equilibrante do sistema nervoso e de enorme importância no metabolismo dos
glúcidos (registam-se 8 a 15mg por 100gr de levedura).
- B2 (riboflavina ou lactoflavina) - factor de crescimento, favorece a respiração celular e regenera a flora intestinal (3,5
a 8mg).
- B5 (ácido pantoténico) - de grande valia para o fígado, os epitélios, as mucosas respiratórias e digestivas (útil nas
alergias). A carência produz dificuldades na atenção e na concentração mental, dores de cabeça, transtornos do sono,
cãibras musculares e baixo rendimento energético geral. Ajuda a promover o crescimento e a pigmentação dos cabelos,
e a cicatrização das feridas, sobretudo no campo da cirurgia (12 a 25mg, 8 vezes mais do que igual conteúdo de
cereais).
- B6 (adermina ou piridoxina) - factor de crescimento, estimulante muscular, favorece a formação de glóbulos
vermelhos, protege a pele. Intervém na função adreno-cortical e no metabolismo do enxofre e das purinas. É
antagónica à histamina, sendo, por isso, útil nas doenças alérgicas (3 a 10mg, 10 vezes mais do que em igual conteúdo
de carne).
- B9 (ácido fólico) - factor de crescimento e anti-anémica; nutriente do sistema nervoso. É muito necessária na
gravidez (0,005 a 0,13mg, 20 vezes mais do que igual conteúdo de farelo de trigo).
- B12 - intervém activamente na hematopoese (formação dos glóbulos sanguíneos) (não dispomos de valores
tabelares).
- B15 - facilita o aporte de oxigénio a todos os tecidos. Ajuda na síntese das proteínas. Estimula o sistema imunitário. É
um protector hepático e combate o colesterol (não dispomos de valores).
- BX (ácido paraminobenzóico) - é importante na boa utilização das proteínas. Mantém, e em alguns casos recupera,
a pigmentação capilar, bem como a elasticidade da pele. Promove a expectoração e é balsâmica nas inflamações do
tracto urinário. O seu défice pode causar eczema (0,03 a 0,55mg).
- PP (nicotinamida) - anti-pelagra, importante para a assimilação dos amidos e gorduras, intervém na formação do
sangue e na função dos nervos (30 a 80mg, 10 a 20 vezes mais do que igual conteúdo de carne).
- Biotina - protectora da pele, anti-seborreica, importante no equilíbrio do crescimento e do sistema nervoso (2 a
7,5mg).
- Colina - tem acção fisiológica sobre a pressão sanguínea, como antagonista da adrenalina, e na regulação dos
movimentos peristálticos do intestino. Opõe-se à sedimentação de gordura a nível hepático, sendo útil nas cirroses (0,1
a 1,2mg).
- Inositol - tem papel determinante e regulador na reprodução celular, sendo anti-cancerígeno.

Combate a alopecia (queda dos cabelos). Contribui para um crescimento equilibrado. Intervém na actividade lipotrópica

e na motilidade intestinal (80 a 160mg).
- Ergosterol (provitamina D) - está intimamente ligado com a vitamina D, auxiliando na boa fixação do cálcio e do
fósforo de origem alimentar. É importantíssimo na formação dos ossos e dentes e para a manutenção das suas
estruturas. Tem papel na conservação do tónus muscular e na contracção dos músculos (não dispomos de valores).
- E - é fundamental na manutenção da integridade dos tecidos da reprodução (ovários, testículos), bem como da
musculatura e vasculares. É anti-esterilidade e anti-abortiva (conteúdo elevado, embora não disponhamos de valores).
- Complexo T - promotor do crescimento, útil na anorexia infantil, doença celíaca, osteoporose e raquitismo (não
dispomos de valores).
Uma vez que a levedura de cerveja é invulgarmente rica em aminoácidos fundamentais, julgamos útil reproduzir aqui
as características básicas que lhes são referentes 5:
- Arginina - tem papel preponderante na libertação das hormonas de crescimento, intervindo no desenvolvimento
muscular e na redução de gordura no organismo. Tem, paralelamente, uma importante acção como retentora do
nitrogénio, essencial para o crescimento dos músculos.
- Lisina - é igualmente útil na libertação das hormonas de crescimento e utilizada para favorecer o crescimento
proporcional em crianças extremamente pequenas. Actua na produção da carnitina, a qual tem a propriedade
de “queimar” as gorduras em excesso no organismo. Mostrou-se, ainda, útil na prevenção dos vírus de Herpes Zoster.
- Tirosina - é um derivado do aminoácido fenilalanina. É um precursor da hormona adrenocortical, assim como da
dopamina. Actua na actividade mental.
- Fenilalanina - estimulante da memória e da capacidade cognitiva, bem como da funcionalidade sexual. Revelou-se útil
nos tratamentos anti-depressivos. Tem efeitos analgésicos.
- Histidina - tem vindo a ser utilizada no tratamento da artrite reumatóide. Igualmente, revelou resultados positivos no
combate às situações alérgicas. Conjuntamente com a niacina e a piridoxina, sugere ter efeito estimulador a nível da
actividade sexual.
- Ácido aspártico - intervém na síntese das glicoproteínas, além de desempenhar um papel na formação de glicose
(conversão de hidratos de carbono, glucose, etc). Parece, ainda, incrementar a capacidade de resistência dos atletas.
- Treonina - intervém nos processos digestivos, designadamente na função intestinal e no metabolismo dos lípidos ao
nível hepático.
- Cisteína - é um poderoso anti-oxidante que ajuda a proteger o organismo contra as bactérias, vírus, químicos e
radiações nocivos. Promove a saúde capilar e a das unhas, acelerando o seu crescimento.
- Valina - intervém determinantemente na actividade mental, na coordenação dos músculos e no equilíbrio emocional.
- Metionina - é fundamental para a síntese da carnitina e tem um importante papel no sistema glandular. É anti-tóxica.
- Serina - é essencial no funcionamento do cérebro.
- Ácido glutâmico - é o único aminoácido capaz de transpor a barreira entre o sangue e o cérebro. É geralmente
utilizado nos tratamentos anti-depressivos, diminuição da memória, senilidade, esquizofrenia, alcoolismo e muitas
outras desordens cerebrais (é comum referir que o ácido glutâmico é o combustível do cérebro).
- Isoleucina - é interveniente no funcionamento cerebral.
- Glicina - experiências revelaram existir grande concentração de glicina na pele e tecido conjuntivo. Crê-se que seja
beneficamente interveniente na regeneração destes tecidos, bem como no crescimento dos músculos.
- Alanina - tem uma acção directa na redução do colesterol, particularmente quando associada com a arginina e a
glicina. Contribui para a regulação dos níveis de açúcar no sangue.
- Prolina - é um dos principais componentes do tecido conjuntivo que liga e suporta todos os outros tecidos (colagénio).
Ajuda a combater a flacidez associada ao envelhecimento. Intervém beneficamente nos processos de cicatrização.
Modo de Emprego
Em pó:
Como alimento, usa-se misturada nas saladas, nas sopas, nas hortaliças estufadas, fritas ou cozidas (cerca de uma
colher de sobremesa, para crianças; uma ou duas das de sopa, para adultos). Emulsionada em azeite, pode barrar
fatias de pão, substituindo, com vantagem, o queijo ou a manteiga. Existe, à venda, levedura isenta de sódio, para as
dietas sem sal. Para manter a sua integridade, não deve ser cozinhada mas, sim, misturada nos outros alimentos, “em
cru”, ou pode polvilhar-se, como se faz com o queijo ralado.
Como regime dietético, toma-se regularmente, nas três refeições principais, uma colher de sobremesa de levedura,
dissolvendo num pouco de líquido.

Em comprimidos ou cápsulas:

Como manutenção, e em geral, tomam-se 6 comprimidos ou cápsulas distribuídos pelas três refeições principais (ou de
acordo com a prescrição específica referida na embalagem).
Nos tratamentos de fundo e nas crises agudas (casos de reumatismo e doenças artríticas, furunculose, etc), são
indicados 12 comprimidos diários, 4 no final de cada refeição. A mesma quantidade deve adoptar-se nos regimes de
combate à Obesidade mas tomada cerca de dez minutos antes de cada refeição.
Nos casos de Obstipação (prisão de ventre), tomar 10 a 12 comprimidos junto com o pequeno-almoço.
Quem tenha uma vida muito sedentária, pode, com vantagem, fazer uma “Cura de Levedura” de três semanas (21
dias) em cada estação do ano.
Naturalmente, fazemos notar que nas doenças já instaladas (agudas ou crónicas) a levedura não deve substituir-se ao
tratamento prescrito pelo médico, unicamente devendo ser considerada um adjuvante.

1 Esta levedura, mais barata, germina até em culturas sintéticas e tem as percentagens em vitamina B1, treonina e
metionina muito reduzidas. Na Alemanha, contudo, é igualmente muito valorizada. Durante a Guerra, sob a míngua
dos recursos, aprendeu-se a aproveitar até os desperdícios da madeira. Dela se verificou que, de modo simples, era
possível extrair um rico alimento albuminóide que, em outras condições mais risonhas, talvez não merecesse a atenção
e adopção para consumo humano, dado o seu pouco agradável sabor.
Entre nós, esta levedura da madeira sempre foi considerada um alimento mais apropriado para o gado suíno,
melhorando a saúde geral dos animais e conferindo um apreciado paladar às suas carnes. Tal se deve ao elevado teor
em biotina, que ajuda a transformar sebo em carne (massa muscular).

2 O glutatião é um péptido sulfurado (composto de ácido glutâmico, cisteína, glicocola…), que exerce acção
preponderante em todos os fenómenos biológicos e, em particular, nas reacções de oxido-redução, nos processos de
desintoxicação e de resistência às infecções. Encontra-se, na levedura, numa quantidade excepcionalmente elevada.
3 Numa tabela divulgada pelo médico naturista Dr. Indíveri Colucci, na levedura de cerveja encontram-se 182 mg de
ferro por cada quilo, um índice que dista imensamente do de quase todos os alimentos disponíveis na alimentação
comum. O mais próximo é o do farelo de cereais, que ronda os 168 mg por quilo, seguindo-se-lhe a gema de ovo,
com 86 mg/kg, o melaço de cana, 73, e as leguminosas secas, entre 60 e 86. Em média, os restantes (e são muitos)
apresentam valores até 20 - 30 mg por quilo.
4 Contém grandes quantidades de ergosterol (provitamina D), de tal modo que, depois de irradiado, a sua acção anti-
raquítica é quatro vezes superior à do óleo de fígado de bacalhau.

AMOR PRÓPRIO


Afirmações para aumentar o amor próprio

Repetir frases positivas sobre você mesmo melhora sua autoestima
Através dos pensamentos criamos nossa realidade. Então, se você insiste em pensar mal de você mesmo, fazer afirmações positivas é uma maneira de aumentar a autoestima, pois cada palavra que expressamos exerce uma acção sobre nós. "O objetivo das afirmações é a mudança do padrão de pensamento que mantém uma situação de autoestima baixa", explica Lizete de Paula, a terapeuta floral e fundadora da empresa Florescentia, que usa afirmações no tratamento de seus pacientes e na vida pessoal com muito sucesso.

Foi nos anos 80 que ela descobriu a força desta prática, ao conhecer o livro Você Pode Curar Sua Vida, de Louise L. Hay. A leitura provocou em Lizete um desejo enorme de alterar alguns padrões negativos em sua vida. "Este foi o começo de uma grande mudança, que continua, pois sempre temos mais e mais para crescer e evoluir", conta ela. Foi a mesma escritora quem despertou a administradora de Porto Alegre, Semadar Marques, para o poder das afirmações, quando comprou um CD de Louise L. Hay durante um curso de autoconhecimento. "Foi muito bom, pois peguei o hábito de levantar pela manhã escutando as afirmações e de ir dormir ouvindo também", explica.

Quando não dá tempo de ouvir o CD antes de sair de casa, Semadar vai fazendo as afirmações no correr do dia. "Fico repetindo mentalmente em todos os momentos. Digo que sou linda, que vou vencer, que sou próspera, interessante, que todos me amam, que amo a todos, que sou muito feliz, transbordo felicidade, que minha vida é iluminada, que a tranqüilidade e a serenidade habitam em mim... e muitas outras coisas. É bom demais", conta ela.

Entretanto, as afirmações não podem ser mera repetição mecânica de palavras pois, neste caso, explica Lizete, não têm muita força de transformação. A terapeuta ensina que devem ser usadas como um mantra ou uma oração, em que a consciência do que se diz está presente e cada palavra ressoa no centro do nosso ser.

A persistência também é importante. "No início, eu fazia mas, não sentia diferença alguma. Quando percebi, tinha conquistado uma força e uma felicidade fora do comum", lembra Semadar, que hoje avalia terem sido as transformações interiores as mais importantes. "Minha autoestima está a mil, sinto me forte e segura, capaz de atravessar qualquer situação difícil", conclui ela.

Lizete também perseverou. Começou as afirmações num momento de baixa autoestima, dizendo para o espelho que se amava e se aprovava. "Quando dizia isso, minha mente crítica retrucava: 'como posso me aprovar se não tenho valor, sou feia, magra, sem nenhum atractivo?'. Até que, de repente, percebeu que havia, finalmente, internalizado o exercício: "Um dia surpreendi-me ao me olhar no espelho e dizer: 'como você está bonita hoje!"
A terapeuta cita a sabedoria indígena de "pôr-as-palavras-para-andar", em que a pessoa diz claramente o que se pensa pois, se guardar estas reflexões, ficará bloqueado. "É preciso falar, mas usando as palavras e pensamentos certos. Afinal, se somos o que pensamos, precisamos ter muita atenção com o nosso pensamento", ensina ela.

Se o que pensamos sobre nós torna-se nossa verdade, é mesmo importante cuidar destes pensamentos. As afirmações, se feitas de coração, ajudam na mudança de padrões, na criação de um futuro mais positivo. Afinal,o que acontece dentro de nós é o que acontecerá fora também. É apenas uma questão de praticar para que se torne parte de sua vida.

ONDE ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AFIRMAÇÕES:

LIVROS:
Você pode curar a sua vida. Louise Hay
O poder das afirmações positivas. Louise Hay
Aprenda a gostar de você mesmo. Louise Hay

O QUE FAZER QUANDO A PAIXÃO ESFRIA

Acabe com a monotonia reaprendendo a compartilhar seus sentimentos

Quando nos apaixonamos, nos sentimos adentrando um mundo novo, cheio de novidades. Queremos experimentar tudo, aproveitando cada novidade, cada momento ao lado daquele outro ser humano. Pois, misteriosos e imprevisíveis, estes novos parceiros vão sendo descobertos, analisados, catalogados em nossa mente e nossa vida começa a se ajustar de forma que nossas individualidades convivam harmoniosamente. Desse modo, concessões são feitas, assim como acordos, discussões e planejamentos.
É assim que aquela maré de emoção e paixão passa, deixando a suavidade do amor, da confiança e do respeito mútuos. Isso é muito bom até certo ponto, porque, curiosamente, acontece uma coisa estranha com grande parte dos casais: eles começam a perder energia, a se tornar monótonos, previsíveis e sem graça. Parece que chega um momento em que não há mais anda a falar.

Esta situação se dá quando começamos a nos acostumar tanto com a outra pessoa, que caímos no costumeiro erro de acreditar que a entendemos completamente, que sabemos exatamente como ela é, o que pensa, o que sente. Assim, munidos desta sensação, não a observamos mais com atenção, não percebemos suas nuances, suas mudanças e o que está de fato nos dizendo. Simplesmente paramos de nos comunicar com ela.

Isso decorre porque, pela força da convivência e, como consequência de nossa entrega inicial, acabamos perdendo muito da nossa individualidade, com o fim de nos ajustarmos à relação. Paramos de fazer certas coisas que eram nosso costume quando estávamos sozinhos, deixamos de ver algumas pessoas queridas. Nosso tempo livre acaba sendo direcionado para as atividades do casal, que no momento é nossa prioridade. Enfim, paramos de pensar em termos de "eu" para pensar em "nós". E este "nós"pode se tornar extremamente nocivo, pois perdemos a noção de como é bom estarmos sozinhos, de que no nosso silêncio e nas nossas atividades individuais, crescemos como pessoas. Sem isso, vamos morrendo por dentro até chegar ao instante em que nada mais temos a acrescentar ao outro. Afinal, ele vê tudo, sabe de tudo. O mistério se foi. Mesmo que você mude, a tendência é que seu companheiro projete em você julgamentos que podiam ser verdade antes, mas que não fazem mais sentido hoje. Desta forma, o sentimento de mágoa e incompreensão começa a minar o relacionamento, antes tão feliz, levando-os muitas vezes à separação.

Não existe amor sem compartilhar

O pensador indiano Osho diz que "a alegria do amor só é possível se você tiver conhecido a alegria de estar sozinho, porque só então você terá algo para compartilhar". Isso é verdade, porque se você estiver num relacionamento esperando que o outro lhe traga felicidade, que o outro faça você se sentir especial, enfim, que o outro lhe complete, então é muito provável que você nunca seja feliz e que nunca faça seu parceiro feliz. Pois, obviamente, se você espera isso dele é porque não tem nada para oferecer. Tristemente ele também está esperando algo de você que nunca vem. São, portanto, duas pessoas tristes, sem nada, perdidas, esperando ser salvas. Mas como duas pessoas vazias podem completar uma à outra?

Bote salva-vidas: O que fazer para evitar este desfecho

Permita que seu companheiro tenha atividades individuais, como hobbies, passeios, viagens e saídas com amigos sem você;

Não fique monitorando o outro como se fosse uma mãe ou pai desesperados atrás do filho. Lembre-se que seu companheiro é um adulto e que, até que seja provado o contrário, é fiel e ama você;

Tenha você também atividades fora do relacionamento, assim não ficará tão focado no outro;

Cuide mais de si mesmo para fortalecer a auto-estima e a confiança em si mesmo, além disso, companheiro bonito se torna difícil de largar;

Não conte tudo sobre você, espere que o outro pergunte;

Tente renovar seu cotidiano vestindo roupas diferentes, fazendo programas juntos que sejam inusitados, experimentando lugares e comidas alternativas;

Volte a estudar, retome ou crie algum hobby para você.

AME A SI MESMO PARA SER AMADO

Descubra o verdadeiro amor aprendendo a se aceitar e se respeitar

"Amar e ser amado." Esta é uma frase conhecida, mas pouco realizada.O ser humano está sempre querendo ser amado, aceito e adorado pelo outro, sem se questionar se internamente está pronto para esse relacionamento.

O sentimento de amor é repleto de alegria. Não amamos na dor, isso é coisa para poetas. O amor é um sentimento precioso, que vem inevitavelmente acompanhado de desapego e aceitação. Numa relação a dois, esse sentimento resulta em atenção, carinho, amizade e presença de ambas as partes.

Presença é desenvolver o hábito do autoconhecimento. Nos aceitar com todas as qualidades e defeitos, até para podermos mudar alguma coisa se sentirmos necessidade. Estarmos vivendo no agora, em amor e respeito ao nosso ser, nos transforma em uma pessoa pronta para amar dentro de um relacionamento. Só desta forma seremos felizes plenamente, como nos contos de fada. E isto dá trabalho! Não existe uma varinha de condão, existe sim um agir com determinação e coragem para domar o ego e as fantasias da mente.

Depender de alguém para ser feliz é a maior cilada já inventada pelo ego.Escuto muito em consultório, pessoas das mais variadas idades, incomodadas, se questionando sobre estar só. Elas se ressentem por não ter um companheiro ou uma companheira. Mas, reflita: estar só não significa necessariamente não ter um par. Estar só é sentir-se solitário, sozinho numa situação da vida. Você pode se sentir só até ao lado do amor de sua vida, simplesmente por não estar dando conta de si mesmo. O outro não tem a obrigação e nem vai te completar nunca. Você é quem deve se preencher completamente para, então, satisfazer um companheiro. Esta é a verdadeira mágica do amor.

"Se cuidar, se amar incondicionalmente lhe fará ser amado exatamente na medida que deseja e precisa.

" Esta ideia de que só estamos plenos e realizados com certo alguém que vai nos proporcionar, num futuro próximo, uma família linda e bem sucedida é idealização baseada numa inverdade. Com a crença de que só se é feliz completamente em uma relação de amor, já se pré determina que seremos dependentes do outro.

Quando pensamos assim, limitamos nosso potencial de realizações em várias áreas de nossa vida. Estar ansioso para encontrar um amor pode lhe distanciar de suas metas. Afinal, deixando de viver no presente, além de não perceber o que está acontecendo ao seu redor, você pode se envolver numa idealização do objeto a ser conquistado. Não há nenhuma realidade nisso.

Para amar alguém de verdade, temos que nos amar muito antes. Não estou falando do amor egóico onde, cultuamos nosso corpo, nossas capacidades e talentos com apego. Estou falando de aceitação e respeito. Com isso, você estará pronto para ser amado.

Estando apaixonado, tente de todas as formas ver a pessoa que está a seu lado sem idealizá-la em nenhum momento. Lide só com o que você tem do outro. Parece muito frio, mas é bem seguro. Isso fará com que você não entregue a ninguém o seu poder de realização. Além de ver tudo com mais clareza, se mostrará ao outro sem armadilhas,o que mais a frente pode fazer a diferença entre a alegria e o sofrimento. Tenha em mente que a felicidade mora dentro de seu coração, porque você se ama antes de qualquer coisa.

O PASSADO BLOQUEIA SUA VIDA A DOIS?

Não deixe que factos antigos influenciem o seu
relacionamento actual.

Uma jovem estava num momento romântico com seu novo namorado, quando o telemovel dele toca. Ele atende, diz que a ligação está má e sai do quarto, como que procurando um lugar para ouvir melhor. Volta uns 10 minutos depois. Ela não consegue nem olhar nos olhos dele. Sente-se profundamente desrespeitada, com muita raiva e uma sensação de traição. Tenta disfarçar, inventa uma desculpa e vai embora, sentindo enjôo e mal-estar. Ela queria gritar, xingar, acusar. Mas sabia que havia algo errado. Houve uma falta de consideração do namorado em retirar-se do quarto para falar no telemovel. Mas não o suficiente para causar tamanho mal-estar e raiva. Ela nem ao menos tinha certeza se realmente ele havia se afastado para que ela não escutasse a conversa. Na mesma hora em que começou a sentir o mal-estar, ela percebeu que todo aquele cenário do quarto, do telemovel tocando, e o namorado se afastando para falar em outro local, a levava para os sentimentos relativos às muito dolorosas traições de um antigo namorado. Aquela raiva e dor não eram relativas àquela situação específica, e sim à outra do passado.

Ela agradeceu a si mesma por não ter tido uma reação explosiva, e ter tido tempo para analisar e pensar melhor sobre a situação. Depois, mais calma, conversou com o namorado explicando-lhe tudo que tinha acontecido, prometendo-lhe que iria trabalhar para limpar esses registros e sentimentos do relacionamento antigo, e pedindo, por favor, que ele também tivesse mais sensibilidade ao atender o telemovel.

Quantas vezes você não reagiu a uma situação sem se dar conta que, na realidade, o que sentiu era relativo a uma situação do passado? Você costuma agir ou reagir diante dos acontecimentos de sua vida?

Em relacionamentos onde existe uma rotina e a maior repetição de certas situações, estamos mais sujeitos a criar reações automáticas, condicionadas a certos sentimentos. E mesmo quando a situação não é a mesma, nossas reações são. Reagimos como robôs programados pelos eventos passados. O sentimento fica tão arraigado que é difícil ver a realidade, pois ela é percebida com o sentimento passado registrado dentro de você, que funciona como uma lente que distorce uma cena.




A jovem desse caso conseguiu, no momento em que sentiu o mal-estar, perceber que havia algo errado com os sentimentos dela e não reagiu a situação. Esperou e preferiu ter lucidez para então agir. Com o exercício desta auto-observação e consciência, logo esse processo passa a ser mais rápido. E mantendo esta atitude você substitui aquela programação automática do passado por outra mais consciente.

Técnicas terapêuticas para conscientização e limpeza destes sentimentos e registros podem facilitar o processo, tornando-o mais rápido e menos doloroso. Mas o simples exercício de estar atento aos sentimentos e não se deixar levar por eles já proporciona uma grande oportunidade para sair da programação automática inconsciente.


Ao deixar a situação de vítima para agir como agentes dos nossos sentimentos, sentimos liberdade e leveza. Lidar com aquilo que é real, libertando-se do peso do passado, nos possibilita novos patamares de atitudes e relacionamentos.

OFEREÇA TOQUES DE CARINHO

Neste Dia das Mães você pode optar por um presente diferente, de baixo custo e que vai desafiar você a criar um momento inesquecível. Que tal oferecer à sua mãe um toque carinhoso? Seu presente pode ser um creme ou óleo de massagem, acompanhado da sua disposição em aplicá-lo.

O toque é a primeira linguagem que aprendemos, quando ainda nem podemos enxergar com clareza. O bebê nasce, sai do aconchego do útero materno onde há calor, alimento e conforto. Nos primeiros meses de vida é acarinhado, beijado, abraçado por todos que se aproximam. O tempo passa, a criança cresce, e à medida que se torna adulto, se distancia fisicamente das pessoas mais velhas. Só se permite acarinhar crianças -filhos, sobrinhos, netos - ou quando envolvido numa relação afetiva recente. Porém, a necessidade do toque não diminui à medida que se cresce! No aspecto tátil, seremos sempre bebês desejando sermos tocados com carinho. E para que você possa proporcionar isso à sua mãe, algumas dicas podem ajudar:

Você pode escolher dar de presente um creme ou um óleo de massagem com odor delicado e consistência agradável. O uso de creme é um hábito mais comum e se sua mãe for uma pessoa mais conservadora você deve optar por um. Observe sempre a composição do creme, certifique-se que a base é neutra, não tem componentes de óleo mineral e se possui óleos essenciais ao invés de essências. Estes são os cremes de melhor qualidade.
O óleo de massagem, embora menos usual, é muito indicado. Além de auxiliar na tarefa de deslizar, apresenta aromas únicos, promove uma hidratação superior à dos cremes e traz calor à região. A pele massageada com óleo fica muito perfumada e com uma suavidade especial. As mesmas precauções quanto aos componentes indicadas acima devem ser observadas.

Escolhido o creme ou óleo, você deve optar por um tipo de massagem que seja adequado a você e à sua mãe, ao ambiente e ao momento. Massagear pés e mãos é uma ótima opção por não exigir um ambiente especial e se você ou sua mãe tem alguma dificuldade de situações de muita intimidade. Você pode massagear as mãos de sua mãe suavemente enquanto esperam o almoço; pode pedir que tire os sapatos na sala de casa e massagear os pés enquanto conversam; pode massageá-la sem dificuldade se estiver acamada.
Massagear pescoço e costas é muito relaxante! Você pode deslizar suas mãos da coluna para as laterais, do pescoço em direção à lombar e vice e versa; fazer movimentos circulares com as mãos espalmadas; dar suaves pancadinhas; ou deslizar as mãos em sentido contrário: a mão direita de cima para baixo e a esquerda de baixo para cima ao mesmo tempo. Qualquer movimento pode ser muito bom, mas um detalhe importante para o sucesso é a lentidão. Quanto mais você for capaz de fazer movimentos lentos, com diferentes profundidades de toque, mais prazer vai proporcionar a quem recebe.
Se sua mãe é jovem é usa muito os braços, nos serviços domésticos ou no computador, massageá-los vai provocar uma sensação deliciosa, desde que não haja dor de qualquer lesão. Se ela estiver sentada, você pode vibrar suavemente os braços a partir das mãos, o que já vai ajudar a relaxá-lo. Em seguida, deslizar do ombro ao punho, com diferentes intensidades de toque. Você pode movimentar delicadamente o braço, sempre apoiando todo o peso dele em suas próprias mãos e terminar a massagem com atenção nos punhos, dobrando delicadamente os dedos e vibrando a mão.
As mães mais idosas ou com vida mais sedentária vão se beneficiar muito de uma massagem nas pernas, com movimentos deslizantes, com variações de intensidade e sempre com lentidão. Dobrar cuidadosamente as pernas, sempre respeitando os limites do corpo, vai provocar uma melhora na disposição e fortalecer as pernas. E terminar a massagem nos pés garante um bom relaxamento.

Lembre-se que o mais importante não é oferecer uma massagem profissional, mesmo porque você não está preparado para isso, mas sim o toque de suas mãos. Para que seja uma experiência agradável, no entanto, pergunte sempre a ela se a pressão que você usa é confortável e quanto tempo ela tem disponível. Se por algum motivo sua mãe interromper você, não se aborreça! Pode ter certeza que apenas alguns minutos de contato já terão feito uma enorme diferença. Também considere que ela pode querer estender muito a experiência e é você que terá que perceber seus próprios limites. Neste aspecto é importante você observar que a massagem tem que ser agradável para você também! Você deve estar em uma posição confortável e sentir-se tranqüilo para transmitir à sua mãe todo o carinho que o momento exige. Você poderá se lembrar sempre do dia em ao presentear você também foi presenteado!